Onda de forte calor pode agravar a crise hídrica e aumentar o problema da falta de água em Curitiba

#pratodosverem: post: Onda de forte calor pode agravar a crise hídrica e aumentar o problema da falta de água em Curitiba. Na imagem: Sol forte em meio a natureza. Cores na imagem: laranja, preto e verde.

Mesmo com os temporais nos últimos dias, o calor que chegou a Curitiba e bateu recorde na quinta (1),  pode agravar ainda mais a maior estiagem da história no Paraná. O alerta da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) pede para a população colaborar poupando água, pois o volume dos reservatórios, que já estão baixos, pode secar de vez, levando a crise hídrica a um estado crítico.

As quatro barragens da Sanepar em Curitiba e região – Piraquara 1 e 2, Iraí e Passaúna – abastecem diariamente 3,6 milhões de pessoas, hoje com apenas 29% da capacidade total do sistema.

Curitiba e região consomem cerca de 7% a 8% dos reservatórios por mês.  Num cálculo rápido, o disponível nos reservatórios, contando com economia e sistema de rodízio, dá para manter abastecimento para os próximos três ou quatro meses.

Fonte: Tribuna do Paraná